|

Guerner e Bandarra viram réus em ação penal pelo crime de extorsão

Eles serão processados por tentar extorquir R$ 2 mi do ex-governador do DF.
Justiça ainda analisará denúncia sobre outros três crimes.

A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) aceitou nesta quinta-feira (21) denúncia contra a promotora Deborah Guerner, seu marido, Jorge Guerner, e o ex-procurador de Justiça do Distrito Federal Leonardo Bandarra. Eles passam a ser réus em ação penal acusados de chantegear o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda em troca de R$ 2 milhões.
A denúncia foi aceita por unanimidade em relação a Deborah Guerner e o marido. Dos 15 desembargadores presentes, apenas Jirair Mengueriam livrou o ex-procurador de Justiça do DF das acusações. Segundo ele, não há provas da participação de Bandarra, nem de Marcelo Carvalho, na extorsão.
“Esse julgamento é exclusivamente sobre a extorsão ao governador. E não há nada do Bandarra sobre isso, nenhuma informação sobre extorsão. Há indícios de formação de quadrilha para outros crimes e prevaricação, mas com a relação a extorsão não há nada concreto”, afirmou o desembargador.
A Justiça decidirá ainda se Bandarra e Guerner vão responder pelos crimes de violação de sigilo profissional, formação de quadrilha e concussão (exigir dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa). A denúncia foi desmembrada em dois inquéritos, mas apenas um deles foi analisado nesta quinta. A data par retomada do julgamento ficou marcada para 18 de agosto.
Montagem de fotos de Deborah Guerner (Foto: Reprodução / TV Globo) 
Montagem de fotos de Deborah Guerner (Foto: Reprodução / TV Globo)
A promotora e Bandarra são acusados de envolvimento no suposto esquema de pagamento de propina, conhecido como mensalão do DEM. Segundo denúncias do delator do suposto esquema, Durval Barbosa, os dois acusados teriam cobrado R$ 2 milhões do ex-governador para não divulgarem o vídeo em que Arruda aparece recebendo dinheiro de Barbosa. O ex-procurador-geral do Ministério Público e a promotora negam as acusações.

O tribunal aceitou a denúncia também em relação ao delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, Marcelo Carvalho, homem de confiança do ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio e contra a ex-assessora de Durval Barbosa, Cláudia Marques. Eles são considerados corréus no caso de extorsão.
Deborah Guerner (Foto: Ed Ferreira/Agência Estado) 
Deborah Guerner ao ser socorrida após desmaio
(Foto: Ed Ferreira/Agência Estado)
A relatora do caso, desembargadora Mônica Sifuentes, considerou necessária a abertura de ação penal para que seja provada a responsabilidade nos fatos. Para ela, os acusados precisariam, “no mínimo, prestar esclarecimentos”, diante dos fatos apresentados na denúncia.
Segundo ela, há indícios de que Bandarra teria planejado e Guerner executado a suposta extorsão.
“Estou convicta de que todos os denunciados, cada um na medida de sua culpabilidade, se não estão diretamente envolvidos, tem no mínimo, pelos menos, explicações a dar sobre o que foi narrado na peça acusatória”, afirmou Sifuentes.
Durante a leitura do voto da relatora, foram exibidos vídeos feitos pelo circuito interno da residência do casal Guerner. Nas imagens, o marido da promotora aparece embalando e guardando maços de dinheiro e em reunião com Bandarra e Deborah, na qual teria sido planejado a extorsão.

0 comentários:

 

©2011 IPIAÚ REALIDADE | Notícias em 1º Mão | O nosso objetivo é mostrar a verdade doa a quem doer / Blogueiro Diretor- Marvem Medrado